O que avaliar antes de decidir entre ter ou não frota própria

Você é um empreendedor determinado, com uma visão clara do crescimento do seu negócio, certo?

Uma das decisões mais importantes que você enfrentará ao expandir suas operações é se deve investir em uma frota de veículos própria ou optar pelo aluguel. Ambas as opções têm suas vantagens e desafios, mas como decidir qual é a melhor para a sua empresa?

Neste blog, vamos explorar os principais pontos a serem considerados ao avaliar entre ter ou não uma frota própria.

Perguntas para avaliar se vale a pena locar sua frota empresarial

1.   Qual o melhor custo-benefício?

Uma das considerações mais importantes ao decidir sobre uma frota é o custo. Comprar uma frota, mesmo que pequena, vai exigir um investimento inicial muito grande, que muitas vezes trará um peso financeiro para sua empresa.

Além disso, existem gastos com documentação e licenciamento, que aumentam ainda mais o valor que é preciso investir.

A locação é muito mais vantajosa, pois o valor mensal é muito menor do que o de compra de um veículo, seja à vista ou mesmo as parcelas de um financiamento.

2.   Qual o menor custo de manutenção?

Ter uma frota própria significa assumir a responsabilidade pela manutenção dos veículos, o que pode ser um fardo financeiro e operacional, especialmente se você não tiver recursos dedicados a problemas mecânicos inesperados.

No entanto, ao alugar uma frota, a manutenção é normalmente incluída no pacote, aliviando esse custo e garantindo que seus veículos estejam sempre em perfeitas condições de funcionamento.

3.   Como uma frota alugada afeta a produtividade?

O aluguel de uma frota oferece uma solução prática e flexível para as empresas, proporcionando veículos modernos que passam por manutenção frequente e tem toda a proteção necessária para não atrapalhar seu negócio caso ele apresente algum problema.

Além disso, com o aluguel, você pode ajustar o tamanho da sua frota conforme necessário, adicionando ou removendo veículos de acordo com as demandas do seu negócio.

4.   Qual a geração de custos ocultos da compra?

Os custos ocultos da empresa são custos que não são mensurados através dos meios tradicionais e podem gerar uma distorção no caixa da empresa. São custos pequenos que, muitas vezes, passam despercebidos, mas que, a longo prazo, têm o potencial de gerar um gasto enorme.

Quando sua empresa compra uma frota, é importante considerar os custos ocultos associados à propriedade de veículos, como depreciação, impostos, taxas de licenciamento e seguro, entre muitos outros detalhes que geram gastos desnecessários para sua empresa.

Com o aluguel, muitos desses custos são consolidados em uma taxa mensal fixa, proporcionando maior previsibilidade e controle financeiro, assim como reduzindo drasticamente os seus gastos.

5.   O que oferece mais flexibilidade financeira?

Optar pelo aluguel de uma frota vai liberar capital e recursos valiosos que podem ser reinvestidos em outras áreas do seu negócio. Em vez de comprometer uma grande quantia de dinheiro em uma compra única, a locação permite que você mantenha sua flexibilidade financeira para enfrentar desafios imprevistos ou aproveitar oportunidades de crescimento.

Por exemplo, o que sua empresa gastaria somente na compra de um veículo, sem considerar gastos adicionais com manutenção, documentação e seguro, você poderia investir em outra área enquanto aluga um veículo mais novo por um valor muito mais baixo.

Com uma avaliação cuidadosa e uma compreensão clara das vantagens e desafios de cada abordagem, você estará bem posicionado para tomar uma decisão informada e estratégica que impulsione o sucesso do seu negócio!

Quer economizar tempo e dinheiro na sua empresa? Conheça os serviços de locação de frota corporativa da Go Rent a Car.

Gostando do conteúdo? Compartilhe

Copyright © 2024 Go Rent a Car – Todos os direitos reservados
Desenvolvido com por Tâm Nascimento